domingo, 18 de novembro de 2012

Capoeira!


Capoeira Angola
Em geral, a ginga e os golpes são lentos (como as músicas) e baixos, próximos ao chão. “O estilo é malicioso, e os movimentos buscam iludir o adversário”, diz Sérgio Vieira, o Mestre Sérgio, de São Paulo, doutor em antropologia pela PUC-SP. Na roda, o som costuma ser com três berimbaus, um atabaque, dois pandeiros e um agogô – além de palmas e cantos.
Capoeira Regional
“É objetiva, visa mais a luta em si”, afirma Mestre Sérgio. Os movimentos são velozes e altos, realizados longe do chão e até no ar: o jogo é bastante dinâmico. Na roda, em geral, o som percussivo leva um berimbau e dois pandeiros.

 fonte: Matéria publicada na Revista Men’s Health de fevereiro de 2012


Brincadeiras com o Balão - Tem o intuito de trabalhar com a criança atividades de força e agilidade sem ficar monótono, usando a forma lúdica.

Primeira atividade

- Joga o Balão pra cima , faz uma flexão e pega o balão antes dele cair no chão, isso trabalha com a agilidade e força do atleta.



Segunda atividade

- Jogar o Balão, fazer duas gingas e pegar o Balão



Terceira atividade

- Joga o Balão, ginga duas vezes e acerta o balão com uma armada, meia lua , chute frontal , martelo, gancho ou a benção .



Quarta Atividade

- Em duplas, com a mão de defesa segurando o balão, a dupla vai gingar e quando estiver com os pés paralelos, quem está com o balão passa para a outra pessoa



Quinta Atividade

- A mesma atividade anterior , só que agora é passado o balão com as duas mãos



Atividades de Floreio - Quem trouxe o Floreio pra capoeira regional foi o Mestre Bimba, nessa aula foi trabalhado os tres pricipais movimentos de floreio, o Aú (estrelinha) , o beija flor, e a parada de mão (bananeira)

Sexta Atividade

- Aú ( estrelinha )
- Progressão pedagógica - CHO-CO-LA-TE , porque chocolate? porque ela é realizada em 4 tempos, primeiro uma mão no chão (CHO) , logo em seguida as duas (CO) , depois joga uma perna (LA) e em seguida a outra (TE). Nesse movimento tem os trés níveis: o Aú de bebe que tira pouco as pernas do chão , o Aú médio que já tira mais as pernas no chão e o Aú avançado que já eh executado direto.




- Beija-flor

- Existe três tipos de beija-flor , o de iniciante, o com as pernas esticados, e o avançado que é com as duas pernas totalmente afastadas.
- Progressão pedagógica - em duplas, um faz apoio com a mão, o que vai fazer o beija-flor segura com a mão que não vai no chão pra apoiar, e joga as pernas ficando apenas com a mão no chão



- Parada de mão
- Progressão Pedagógica - o Aluno pode fazer a progressão na parede se acha que seja mais seguro, se não quiser pode fazer sem apoio no tipo, apenas o apoio de quem ta auxiliando, com uma mão nas costas tá pessoa e outra no troco ou na barriga, para ajudar a se equilibrar





Final da aula, um velho e bom Jogo de Capoeira! 

Aula 13 - Capoeira !

Começamos com um alongamento, partindo depois para a ginga usada na capoeira, observando pequenos erros como cruzar as pernas atras, braço do mesmo lado que a perna por exemplo, depois fizemos a COCORINHA observando erros como os pés separados


ESQUIVA
Muito parecido com a cocotinha, porém,a perna de fora fica esticada

MARTELO


QUEIXADA




ARMADA



Atividade em duplas, um fazendo cocorinha e o outro fazendo meia lua de frente e depois meia lua de compasso colocando as duas mãos no chão




Atividade tres, o aluno que esta de cocorinha deve dizer para o companheiro oque ele deve fazer, meia lua de frente, de compasso, armada, queixada enfim.. no caso do colega abaixo, ele fez uma queixada..




Atividade cinco fazer o telefone, que é bater com as duas palmas da mão na parte lateral do rosto do oponente como se fosse um sanduiche as mãos são o pão e a cabeça o hamburger, e logo depois a cabeçada..



atividade seis, educativo da tesoura, simulando o rolê




Atividade sete, defesa do carangueijo, como se fossem carangueijos, tentam derrubar os colegas tirando o ponto de equilibrio dos mesmos, puxando os braços



educativo do MACAQUINHO, um no chao de costas para cima e outro deitado com as costas nas costa do companheiro com as duas maos apoiadas no chao e a cabeça, outro ajuda-o no giro





quinta-feira, 8 de novembro de 2012

CAPOEIRA 31/11/12


Capoeira um pouco da história
A história da capoeira começa no século XVI, na época em que o Brasil era colônia de Portugal. A mão-de-obra escrava africana foi muito utilizada no Brasil, principalmente nos engenhos (fazendas produtoras de açúcar) do nordeste brasileiro. Muitos destes escravos vinham da região de Angola, também colônia portuguesa. Os angolanos, na África, faziam muitas danças ao som de músicas. 

Capoeira no Brasil
Ao chegarem ao Brasil, os africanos perceberam a necessidade de desenvolver formas de proteção contra a violência e repressão dos colonizadores brasileiros. Eram constantemente alvos de práticas violentas e castigos dos senhores de engenho. Quando fugiam das fazendas, eram perseguidos pelos capitães-do-mato, que tinham uma maneira de captura muito violenta. 
Os senhores de engenho proibiam os escravos de praticar qualquer tipo de luta. Logo, os escravos utilizaram o ritmo e os movimentos de suas danças africanas, adaptando a um tipo de luta. Surgia assim a capoeira, uma arte marcial disfarçada de dança. Foi um instrumento importante da resistência cultural e física dos escravos brasileiros.

Nossa primeira aula de capoeira iniciada com uma atividade lúdica para o aquecimento conhecida como cócóra ou cócórinha.


onde cada pessoa que o capitão do mato toca-se ficaria de cócóra e para ser descolado outro deveria passar a perna próximo a sua cabeça.

Para aprender a Ginga movimento básico na capoeira foi desenhado um triângulo no chão para facilitar o aprendizado.

Logo após foi iniciado o aprendizado da meia - lua : é o chute com a canela,em que o corpo dá um giro de 360 graus por trás.

Depois armada da meia-lua onde um aluno ficava de cócóra e outro fazia a armada.: é o chute com o lado externo do é,em que o corpo da um giro de 360 graus por trás.
Logo em seguida foi ensinado a técnica do floreio mais conhecido na capoeira como aú : é o movimento de deslocamento também conhecido de ''estrela''ou ''estrelinha''.Serve como esquiva contra golpes de rasteira.

E por fim uma roda e capoeira onde os alunos demonstravam o que haviam apreendido e chamava outra colega pra entrar na roda dando um abraço nele.